top of page

Os Anjos tem Asas?

  • Foto do escritor: Consultor Holístico
    Consultor Holístico
  • 3 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Anjo (do latim angelus e do grego ángelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são seres celestiais e espirituais, conservos de Deus e dos homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de ave, um halo e tem uma beleza delicada, emanando forte brilho. Por vezes são representados como uma criança, por sua inocência e virtude. Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos milagrosos e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.


Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema.


Além disso a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os anjos, que muitas vezes se afasta bastante da descrição mantida pelos credos institucionalizados dessas regiões.

Os anjos são espíritos puros, o que significa que eles não possuem um corpo físico, embora às vezes eles possam assumir a aparência de um ser humano. A forma visível que muitas vezes é relatada nas Escrituras ou notícias populares é uma fachada, uma máscara que eles colocam para que possamos vê-las com nossos olhos. Caso contrário, são criaturas naturalmente invisíveis.


Durante os primeiros séculos da Igreja, os anjos não se mostraram muito diferentes dos seres humanos na arte religiosa, baseando suas representações no que pouco se descreve nas passagens bíblicas.


No entanto, pelo século 4, os artistas começaram a diferenciar essas criaturas espirituais. A primeira descrição conhecida de um anjo com asas está no Sarcófago do Príncipe, encontrado em Sarigüzel, perto de Istambul, e datado entre 379 e 395. Desde então, os artistas geralmente usavam asas e ligavam-na à missão dessas criaturas como mensageiros.

Parte do motivo da mudança na arte religiosa está ligada ao simbolismo espiritual dos pássaros. Pássaros no mundo antigo foram vistos (e usados) como mensageiros. A tradição é tão antiga como Noé e continuou através da mitologia grega. O deus Hermes, por exemplo, é conhecido como o mensageiro dos deuses e muitas vezes foi retratado com asas ligadas ao capacete ou ao chapéu. Era natural que os artistas greco-romanos aproveitassem essa tradição para representar visualmente os anjos, os verdadeiros mensageiros de Deus.


Então, enquanto os anjos não têm asas, a expressão artística tornou-se uma excelente maneira de visualizar seu propósito confiado aos anjos por Deus.



Comentários


  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2018 Espaço Atividade Vital Saúde e Bem Estar

Visite

R. Marco Polo 831

Parq. Boturussu SP

Ligue

F. 11 2547-5356

Wp 11 95241-7413

bottom of page